Teses e Dissertações orientadas por Carlos Alberto Marques
| Ano | Autor | Título | 
| 2021 | Paulo, Kelly Bernardo de | Concepções de educação ambiental no contexto dos anos iniciais em escolas municipais de Florianópolis | 
| 2020 | Marcelino, Leonardo Victor | Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino | 
| 2019 | Ruppenthal, Nicolle | Contribuições do Projeto de Educação Comunitária Integrar para a formação de professores de química | 
| 2019 | Mohr, Matheus Fernando | O conceito de falha metabólica em articulação com a perspectiva agroecológica e da sustentabilidade: contribuições ao ensino de ciências | 
| 2018 | Machado, Aniara Ribeiro | A constituição da docência no ensino superior: situações-limite inerentes ao mestrado nacional profissional em ensino de física | 
| 2017 | Rüntzel, Patrícia Link | Espaços não formais e o ensino de química: motivações aos professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC | 
| 2016 | Roloff, Franciani Becker | A circulação de conhecimentos em química verde em teses e dissertações: implicações ao seu ensino e à formação de professores de química | 
| 2016 | Dias, Erica Dayane Souza | A cortina de fumaça no discurso verde da química: um olhar sobre produções científicas na 37ª RASBQ | 
| 2016 | Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa | A problematização do princípio da precaução na formação do técnico agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocientífica | 
| 2016 | Fernandes, Carolina dos Santos | O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de química na interação entre Universidade e escola: as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência | 
| 2015 | Silva, Gustavo Gaciba da | Significações do PIBID à formação para a docência na percepção de licenciandos em Ciências da Natureza/Química do IF-SC/SJ | 
| 2014 | Sangiogo, Fábio André | A elaboração conceitual sobre representações de partículas submicroscópicas em aulas de química da educação básica: aspectos pedagógicos e epistemológicos | 
| 2014 | Marcelino, Leonardo Victor | Compreensões de professores sobre abordagens da biotecnologia no ensimo de química | 
| 2013 | Coelho, Juliana Cardoso | Processos formativos na direção da educação transformadora: temas-dobradiça como contribuição para abordagem temática | 
| 2013 | Souza, Bárbara Vieira de | A sustentabilidade ambiental no ensino de química na compreensão de professores do ensino médio | 
| 2013 | Lambach, Marcelo | Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana | 
| 2013 | Costa, Raphael Rodrigues | O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos | 
| 2013 | Machado, Aniara Ribeiro | Problema e problematização no contexto da situação de estudo: pressupostos e implicações | 
| 2012 | Roloff, Franciani Becker | Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores | 
| 2012 | Halmenschlager, Karine Raquiel | Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA | 
| 2012 | Lindemann, Renata Hernandez | Ensino de química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições a partir da perspectiva freireana de educação | 
| 2012 | Fernandes, Carolina dos Santos | O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização | 
| 2012 | Gonçalves, Fábio Peres | A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química | 
| 2012 | Amorim, Fabrícia | Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz – Florianópolis, SC | 
| 2012 | Leal, Adriana Lopes | Relações entre saneamento-química-meio ambiente na educação profissional e tecnológica numa perspectiva crítico-transformadora | 
| 2011 | Drews, Franciele | Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica | 
| 2007 | Lambach, Marcelo | Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento – um olhar a partir de Fleck | 
| 2006 | Aires, Joanez Aparecida | História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942) | 
| 2005 | Coelho, Juliana Cardoso | A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma, SC | 
| 2005 | Gonçalves, Fábio Peres | O texto de experimentação na educação em química: discursos pedagógicos e epistemológicos | 
Teses e Dissertações orientadas por Fábio Peres Gonçalves
| Ano | Autor | Título | 
| 2022 | Biagini, Beatriz | Mulheres, prisões e guerra às drogas: desafios para uma educação libertadora em ciências da natureza | 
| 2020 | Silveira, Renata Aragão da | As interações entre cego e videntes em atividades experimentais de química e relações com as compreensões discentes sobre a cegueira | 
| 2020 | Guaita, Renata Isabelle | Atividades experimentais articuladas a tecnologias digitais de informação e comunicação na análise de uma proposta formativa para professores de química | 
| 2018 | Voos, Ivani Cristina | O ensino de ciências da natureza para estudantes cegos e baixa visão no desenvolvimento profissional de docentes da educação especial: por que não? | 
| 2017 | Oliveira, Daiane Quadros de | Abordagem de interações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química na articulação com a literatura | 
| 2016 | Ribeiro, Simone dos Santos | Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências | 
| 2015 | Biagini, Beatriz | Atividades experimentais com crianças cegas e videntes em pequenos grupos | 
| 2015 | Guaita, Renata Isabelle | As atividades experimentais mediadas por novas tecnologias da informação e comunicação em licenciaturas em ciências da natureza: situação-limite e inédito viável | 
| 2013 | Voos, Ivani Cristina | O processo educativo em ciências da natureza para cegos em cursos de graduação em fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações sociais | 
| 2013 | Silva, Marily Dilamar da | O ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental a estudantes com cegueira | 
| 2012 | Neves, Karine Oliveira das | As Atividades experimentais e o ensino de ciências: limites e possibilidades da atuação do coordenador de laboratório de ciências | 
Teses e Dissertações orientadas por Anelise Maria Regiani
Teses e Dissertações orientadas por Carolina dos Santos Fernandes