Artigos em periódicos

2021

Marques, Carlos Alberto; Machado, Adelio A. S. C.. An integrated vision of the Green Chemistry evolution along 25 years. Foundations of Chemistry, v. 23 n. , p. 299-328, 2021.

Ruppenthal, N; Marques, CA. A formação de professores de química num Pré-universitário popular: um estudo de caso do Projeto de Educação Comunitária Integrar. … Revista Brasileira de …, 2021.

 

2020

Marques, Carlos Alberto; Marcelino, L. V.; Dias, Érica; Rüntzel, Patricia; Souza, Leila; Machado, Adélio. Green Chemistry Teaching for Sustainability in Papers Published by the Journal of Chemical Education. Química Nova, v. 43 n. 10, p. 1510-1521, 2020.

Marcelino, L. V.; Pinto, Adilson Luiz; Marques, Carlos Alberto. Scientific specialties in Green Chemistry. Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication, v. 1 n. 1, p. , 2020. h

Marcelino, L. V.; Marques, Carlos Alberto; Pinto, Adilson Luiz. Intellectual authorities and hubs of Green Chemistry. TransInformação, v. 32 n. e200031, p. , 2020.

 

2019

Marcelino, L. V.; Sjöström, Jesper; Marques, Carlos Alberto. Socio-Problematization of Green Chemistry: Enriching Systems Thinking and Social Sustainability by Education. Sustainability, v. 11 n. 24, p. 7123, 2019. 10.3390/su11247123

 

2018

Marques, Carlos Alberto; Machado, Adélio A. S. C.. Una visión sobre propuestas de enseñanza de la Química Verde. REEC: Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, v. 17 n. 1, p. 19-43, 2018.

Roloff, Franciani Becker; Marques, Carlos Alberto. Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre Química Verde e seu ensino. Amazônia (Universidade Federal do Pará), v. 14 n. 32, p. 78-91, 2018.

 

2017
Marcelino, L. V.; Marques, Carlos Alberto. Abordagens educacionais das biotecnologias no ensino de ciências através de uma análise em periódicos da área. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22 n. 1, p. 61-77, 2017.

Marcelino, L. V.; Marques, Carlos Alberto. Compreensões de professores sobre abordagens das biotecnologias no ensino de química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10 n. 1, p. 119-142, 2017.

Freitas, Nadia Magalhães da Silva; Marques, Carlos Alberto. Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã. Educar em Revista, v. n. 65, p. 219-235, 2017.

Gonçalves, FP; Yunes, SF; Guaita, RI; Marques, CA; …. La dimensión ambiental de la experimentación en la enseñanza de la química: consideraciones sobre el uso de la métrica holística «estrella verde». Educación …, 2017.

 

2016
Gonçalves, Fábio Peres; Marques, Carlos Alberto. A Experimentação na Docência de Formadores da Área de Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 38 n. 1, p. , 2016. 10.5935/0104-8899.20160013
Gonçalves, FP; Marques, CA. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em ensino de Ciências, 2016. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/494

 

2015

Barbosa, Leila Cristina Aoyama; Marques, Carlos Alberto. Sustentabilidade Ambiental e Postulados Termodinâmicos à Luz da Obra de Nicholas Georgescu-Roegen. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19 n. 2, p. 1124-1132, 2015.
Zuin, Vânia Gomes; Marques, Carlos Alberto; Roloff, Franciani Becker; Vieira, Marisa S. Desenvolvimento Sustentável, Química Verde e Educação Ambiental: o que revelam as publicações da SBQ. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 10 n. 1, p. 79-90, 2015.

 

2014

Marques, Carlos Alberto; Roloff, Franciani Becker; Marcelino, L. V.; Barbosa, Leila Cristina Aoyama; Machado, Aniara Ribeiro. Compreensões de Pesquisadores Químicos sobre Sustentabilidade Ambiental: possíveis influências na formação de professores de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 9 n. 2, p. 79-91, 2014.

Marques, Carlos Alberto; Machado, A. A. S. C.. Environmental Sustainability: implications and limitations to Green Chemistry. Foundations of Chemistry, v. 16 n. 2, p. 125-147, 2014. 10.1007/s10698-013-9189-x

Roloff, Franciani Becker; Marques, Carlos Alberto. Environmental issues in the voice of teacher trainers in the discipline of environmental studies in chemistry. Química Nova, v. 37 n. 3, p. 549-555, 2014. 10.5935/0100-4042.20140091

 

2013
Marques, Carlos Alberto; Gonçalves, Fábio Peres; Yunes, Santiago Francisco; Machado, Adélio A. S. C.. Sustentabilidade ambiental: um estudo com pesquisadores químicos no Brasil. Química Nova, v. 36 n. 6, p. 914-920, 2013. 10.1590/S0100-40422013000600031

Marques, Carlos Alberto; Silva, Rejane Maria Ghisolfi da; Gonçalves, Fábio Peres; Fernandes, Carolina dos Santos; Sangiogo, Fábio André; Regiani, Anelise Maria. A abordagem de questões ambientais: contribuições de formadores de professores de componentes curriculares da área de ensino de química. Química Nova, v. 36 n. 4, p. 600-606, 2013. 10.1590/S0100-40422013000400020

Gonçalves, Fábio Peres; Marques, Carlos Alberto. Problematización de las actividades experimentales en la formación y la práctica docente de los formadores de profesores de Química. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 31 n. 3, p. 67-86, 2013.

 

 

2007
Gonçalves, Fábio Peres; Marques, Carlos Alberto; Delizoicov, Demétrio. O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química: contribuições epistemológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7 n. 3, p. 1–16, 2007.

Marques, Carlos Alberto; Gonçalves, Fábio Peres; Zampiron, Eduardo; Coelho, Juliana Cardoso; Mello, Ligia Catarina; Oliveira, Paulo Roberto Silva; Lindemann, Renata Hernandez. Teacher’s views on environmental issues and their pedagogical implications for high-school chemistry teaching. Química Nova, v. 30 n. 8, p. 2043-2052, 2007. 10.1590/S0100-40422007000800042

Gonçalves, Fábio Peres; Marques, Carlos Alberto. Contribuições Pedagógicas e Epistemológicas em Textos de Experimentação no Ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11 n. 2, p. 219-238, 2006.