Colaborações e parcerias

Temos desenvolvido colaborações e parcerias ao longo da história do GIEQ, por meio de projetos de pesquisa, intercâmbios e demais produções acadêmicas.

Nacionais

Desde 2017 o GIEQ estabeleceu parceria com a Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis (MT), por meio da realização de projetos de pesquisas em conjunto com a professora Dra. Leila Cristina Aoyama Barbosa Sousa.

Em 2018 o Grupo integrou o projeto de pesquisa “Rede de formação e pesquisa em ensino de ciências e matemática”, que engloba a cooperação entre UFMA, UFAM e UFSC.

A partir de 2022, passamos a contar com a colaboração da profa. Dra. Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein da UFBA e da profa. Dra. Marilei Casturina Mendes Sandri da UEPG, fortalecendo ações na pesquisa sobre ensino de Química Verde.

Internacionais

Desde 2011, o GIEQ passou a contar com um colaborador internacional, Adélio Alcino Sampaio Machado, professor catedrático do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências, da Universidade do Porto (UP) – Portugal. Isso possibilitou intercâmbios recíprocos de professores do Grupo e da UP, dois professores da UFSC em pós-doutoramento e de um doutorado sanduíche na UP. Também houve a visita de pesquisa à UFSC de dois doutorandos portugueses. Além disso, vários artigos científicos foram produzidos em conjunto. A cooperação continua e tem possibilitado, entre outras coisas, um maior acesso às principais revistas internacionais das áreas da educação, ambiente e de Química e ainda a produção de artigos em revistas internacionais da área.

A partir de 2022, contamos com a participação de dois pesquisadores estrangeiros em nossas pesquisas. O professor Dr. Jesper Sjöström da Universidade de Malmö, Suécia, vem colaborando conosco desde 2018 a partir da supervisão de um doutorado sanduíche. O professor Francesco Gonella, da Ca’Foscari University of Venice, tem contribúido no projeto “Perspectivas metodológicas específicas ao Ensino da Química Verde”.