Teses e dissertações

Teses e Dissertações orientadas por Carlos Alberto Marques

Ano Autor Título
2021 Paulo, Kelly Bernardo de Concepções de educação ambiental no contexto dos anos iniciais em escolas municipais de Florianópolis
2020 Marcelino, Leonardo Victor Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
2019 Ruppenthal, Nicolle Contribuições do Projeto de Educação Comunitária Integrar para a formação de professores de química
2019 Mohr, Matheus Fernando O conceito de falha metabólica em articulação com a perspectiva agroecológica e da sustentabilidade: contribuições ao ensino de ciências
2018 Machado, Aniara Ribeiro A constituição da docência no ensino superior: situações-limite inerentes ao mestrado nacional profissional em ensino de física
2017 Rüntzel, Patrícia Link Espaços não formais e o ensino de química: motivações aos professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC
2016 Roloff, Franciani Becker A circulação de conhecimentos em química verde em teses e dissertações: implicações ao seu ensino e à formação de professores de química
2016 Dias, Erica Dayane Souza A cortina de fumaça no discurso verde da química: um olhar sobre produções científicas na 37ª RASBQ
2016 Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa A problematização do princípio da precaução na formação do técnico agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocientífica
2016 Fernandes, Carolina dos Santos O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de química na interação entre Universidade e escola: as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
2015 Silva, Gustavo Gaciba da Significações do PIBID à formação para a docência na percepção de licenciandos em Ciências da Natureza/Química do IF-SC/SJ
2014 Sangiogo, Fábio André A elaboração conceitual sobre representações de partículas submicroscópicas em aulas de química da educação básica: aspectos pedagógicos e epistemológicos
2014 Marcelino, Leonardo Victor Compreensões de professores sobre abordagens da biotecnologia no ensimo de química
2013 Coelho, Juliana Cardoso Processos formativos na direção da educação transformadora: temas-dobradiça como contribuição para abordagem temática
2013 Souza, Bárbara Vieira de A sustentabilidade ambiental no ensino de química na compreensão de professores do ensino médio
2013 Lambach, Marcelo Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
2013 Costa, Raphael Rodrigues O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
2013 Machado, Aniara Ribeiro Problema e problematização no contexto da situação de estudo: pressupostos e implicações
2012 Roloff, Franciani Becker Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
2012 Halmenschlager, Karine Raquiel Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
2012 Lindemann, Renata Hernandez Ensino de química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições a partir da perspectiva freireana de educação
2012 Fernandes, Carolina dos Santos O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
2012 Gonçalves, Fábio Peres A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química
2012 Amorim, Fabrícia Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz – Florianópolis, SC
2012 Leal, Adriana Lopes Relações entre saneamento-química-meio ambiente na educação profissional e tecnológica numa perspectiva crítico-transformadora
2011 Drews, Franciele Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
2007 Lambach, Marcelo Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento – um olhar a partir de Fleck
2006 Aires, Joanez Aparecida História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
2005 Coelho, Juliana Cardoso A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma, SC
2005 Gonçalves, Fábio Peres O texto de experimentação na educação em química: discursos pedagógicos e epistemológicos

Teses e Dissertações orientadas por Fábio Peres Gonçalves

Ano Autor Título
2022 Biagini, Beatriz Mulheres, prisões e guerra às drogas: desafios para uma educação libertadora em ciências da natureza
2020 Silveira, Renata Aragão da As interações entre cego e videntes em atividades experimentais de química e relações com as compreensões discentes sobre a cegueira
2020 Guaita, Renata Isabelle Atividades experimentais articuladas a tecnologias digitais de informação e comunicação na análise de uma proposta formativa para professores de química
2018 Voos, Ivani Cristina O ensino de ciências da natureza para estudantes cegos e baixa visão no desenvolvimento profissional de docentes da educação especial: por que não?
2017 Oliveira, Daiane Quadros de Abordagem de interações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química na articulação com a literatura
2016 Ribeiro, Simone dos Santos Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
2015 Biagini, Beatriz Atividades experimentais com crianças cegas e videntes em pequenos grupos
2015 Guaita, Renata Isabelle As atividades experimentais mediadas por novas tecnologias da informação e comunicação em licenciaturas em ciências da natureza: situação-limite e inédito viável 
2013 Voos, Ivani Cristina O processo educativo em ciências da natureza para cegos em cursos de graduação em fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações sociais
2013 Silva, Marily Dilamar da O ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental a estudantes com cegueira
2012 Neves, Karine Oliveira das As Atividades experimentais e o ensino de ciências: limites e possibilidades da atuação do coordenador de laboratório de ciências

Teses e Dissertações orientadas por Anelise Maria Regiani

Ano Autor Título
2020 Gorri, Ana Paula Olhares sobre a Lei nº 11.645/2008 na formação docente em química em Santa Catarina e as potencialidades dos espaços não-formais de ensino
2020 Rosa, Edilon Frasson da Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
2019 Pazinato, Viviane Lopes Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
2019 Fucks, Patrícia Marasca Didática e ensino com apoio da linguagem gráfico-visual para alunos cegos: obstáculos na prática docente universitária e sua superação

Teses e Dissertações orientadas por Carolina dos Santos Fernandes

Ano Autor Título
2020 Furtado, Sheila Batista O ensino de ciências/química em classes hospitalares: um olhar para o processo de ensino e aprendizagem
2020 Martins, Steffany Temóteo O ensino de ciências/química no contexto da base nacional comum curricular e da reforma do ensino médio
2019 Munarini, Camila O ensino de ciências em uma perspectiva progressista de educação e suas relações com os pressupostos da educação do campo: um olhar para escolas do campo