Linhas e projetos

Linhas Temáticas de Estudos e Investigações

Orientados por diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, com destaque à filosofia política e educacional de Paulo Freire e da epistemologia de Ludwik Fleck, nossos estudos e investigações concentram-se e têm foco:

  • Formação de Professores de Ciências e de Química: inicial, permanente, formação do formador.
  • Química Verde e Sustentabilidade Ambiental
  • Atividades Experimentais
  • Espaços não-formais e divulgação da Ciência
  • Currículo

Projetos em andamento

2022 – Atual |  Perspectivas metodológicas específicas ao Ensino da Química Verde

Descrição: Aprofunda pesquisas no âmbito do ensino da Química Verde, buscando destacar, analisar e discutir tendências, perspectivas teóricas, modelos e propostas ou aspectos metodológicos específicos para promover o seu ensino. Por meio de um amplo levantamento e análise bibliográfica, buscar-se-á individualizar incialmente características tradicionais e não-tradicionais de textos voltados ao ensino, problematizando relações entre a natureza da QV e especificidades metodológicas para seu ensino. Um dos pressupostos é que dada a natureza incremental e transformativa da QV, e seu envolvimento com os desafios da sustentabilidade e ao tratamento sistêmico, seu ensino tende a reclamar estratégias didáticas específicas e inovadoras. Pesquisas como essa podem auxiliar da evolução da Química na perspectiva da sustentabilidade, ao aportar sínteses analíticas relativas às dificuldades de implementação e de experiências exitosas de ensino da QV. Entre suas metas estão a formação de pessoal de alto nível (mestrados, doutoramentos, seminários e disciplinas), produção acadêmica (artigos, e-book), divulgação (ambiente virtual) e intercâmbios acadêmicos internacionais.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5).

Integrantes: Carlos Alberto Marques (coordenador), Santiago Francisco Yunes, Adélio Machado, Leonardo Victor Marcelino, Érica Dayana Souza Dias, Patricia Link Runtzel, Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, SJÖSTRÖM, JESPER, Marilei Casturina Mendes Sandri, Julio César Milli, Eril Medeiros da Fonseca, Ellen Alves Fernandes, Francesco Gonella.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2018 – Atual | Rede de formação e pesquisa em ensino de ciências e matemática: uma cooperação entre UFMA-UFAM-UFSC

Descrição: O projeto Rede de formação e pesquisa em ensino de ciências e matemática: uma cooperação entre UFMA-UFAM-UFSC (Edital Nº 21/2018 ? CAPES – PROCAD Amazônia 2018 – Linha 2) visa promover a melhoria na qualidade das pós-graduações envolvidas em rede de cooperação acadêmica, fortalecendo os Programas em Ensino de Ciências e Matemática, PPECEM e PGECIM, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), respectivamente, em cooperação com o Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os três Programas envolvidos na rede estarão trabalhando em vocações e potenciais locais na área de ensino, na perspectiva de aprimorar a formação dos alunos das pós-graduações vinculadas a rede. Período de vigência: de 01/10/2018 a 30/09/2023. Processo: 88887.199847/2018-00. Integrantes: Maria Consuelo Alves Lima (coordenador principal), Cláudia Regina Flores (representante associada 1), Sidilene Aquino de Farias (representante associada 2), Antonio José da Silva, Carlos Alberto Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, David Antonio da Costa, Hawbertt Rocha Costa, José Francisco Custódio Filho, Marcel Bruno Pereira Braga, Marisa Almeida Cavalcante, Silvete Coradi Guerini e Thais Helena Chaves de Castro. Doutorandos (10), mestrandos (20), pós-doutorandos (8) e IC (6).

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Carlos Alberto Marques – Coordenador, David Antônio Costa, Claudia Regina Flores, José Francisco Custódio Filho, Antonio José da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Hawbertt Rocha Costa, Silvete Coradi Guerini, Sidilene Aquino de Farias, Marcel Bruno Pereira Braga, Marisa Almeida Cavalcante, Thais Helena Chaves de Castro, Maria Consuelo Alves Lima.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

2017 – Atual | Inserção das dimensões sociocientífica e socioambiental em cursos técnicos de instituições públicas mato-grossenses: contribuições do enfoque Ciência-Tecnologia e Sociedade

Descrição: A pesquisa, organizada em Rede, é de natureza qaulitativa e empírica, buscando investigar sobre a inserção das dimensões sociocientífica e socioambiental no ensino e para a formação de profissionais técnicos (ensino técnico) de duas instituições públicas de educação profissional mato-grossenses. A questão de pesquisa é: Quais as contribuições da inserção de temas sociocientíficos e socioambientais ? que vislumbrem a formação da consciência crítica dos sujeitos ? para o ensino de cursos técnico?Como resultados, espera-se a caracterização do modo como temas sociocientíficos e socioambientais encontram-se inseridos em cursos do ensino técnico ? tanto pela análise dos projetos pedagógicos de cursos quanto pelas compreensões sobre CTS expressas por professores e estudantes.

Integrantes: Carlos Alberto Marques, Leila Cristina Aoyama Barbosa – Coordenador, Marcos Vinícius Ferreira Vilela, Adriane Barth, Marcio do Nascimento Gomes.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – Auxílio financeiro.

Projetos financiados (nacional e internacional)

CNPq – Universal (anos de: 2005, 2007, 2010, 2012, 2014, 2017 e 2022). Atualmente está em desenvolvimento o Projeto de Pesquisa CNPq Universal “Perspectivas metodológicas específicas ao Ensino da Química Verde”.

IUPAC (2009-2012). Sustainable Education and Environmental Development (SEED) in Latin America.

FAPESC (2007-2008). A perspectiva agroecológica no ensino de química em escolas do campo de Santa Catarina.

CAPES – Observatório da Educação (2008 – 2010) e Casadinho UFSC-UFRN (2011-2013).

FCT-Portugal (2011-2013) Cooperação Internacional, Projeto: Educação Química na Perspectiva da Química Verde e da Sustentabilidade Ambiental.