Teses e Dissertações orientadas por Carlos Alberto Marques
Ano |
Autor |
Título |
2021 |
Paulo, Kelly Bernardo de |
Concepções de educação ambiental no contexto dos anos iniciais em escolas municipais de Florianópolis |
2020 |
Marcelino, Leonardo Victor |
Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino |
2019 |
Ruppenthal, Nicolle |
Contribuições do Projeto de Educação Comunitária Integrar para a formação de professores de química |
2019 |
Mohr, Matheus Fernando |
O conceito de falha metabólica em articulação com a perspectiva agroecológica e da sustentabilidade: contribuições ao ensino de ciências |
2018 |
Machado, Aniara Ribeiro |
A constituição da docência no ensino superior: situações-limite inerentes ao mestrado nacional profissional em ensino de física |
2017 |
Rüntzel, Patrícia Link |
Espaços não formais e o ensino de química: motivações aos professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC |
2016 |
Roloff, Franciani Becker |
A circulação de conhecimentos em química verde em teses e dissertações: implicações ao seu ensino e à formação de professores de química |
2016 |
Dias, Erica Dayane Souza |
A cortina de fumaça no discurso verde da química: um olhar sobre produções científicas na 37ª RASBQ |
2016 |
Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa |
A problematização do princípio da precaução na formação do técnico agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocientífica |
2016 |
Fernandes, Carolina dos Santos |
O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de química na interação entre Universidade e escola: as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência |
2015 |
Silva, Gustavo Gaciba da |
Significações do PIBID à formação para a docência na percepção de licenciandos em Ciências da Natureza/Química do IF-SC/SJ |
2014 |
Sangiogo, Fábio André |
A elaboração conceitual sobre representações de partículas submicroscópicas em aulas de química da educação básica: aspectos pedagógicos e epistemológicos |
2014 |
Marcelino, Leonardo Victor |
Compreensões de professores sobre abordagens da biotecnologia no ensimo de química |
2013 |
Coelho, Juliana Cardoso |
Processos formativos na direção da educação transformadora: temas-dobradiça como contribuição para abordagem temática |
2013 |
Souza, Bárbara Vieira de |
A sustentabilidade ambiental no ensino de química na compreensão de professores do ensino médio |
2013 |
Lambach, Marcelo |
Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana |
2013 |
Costa, Raphael Rodrigues |
O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos |
2013 |
Machado, Aniara Ribeiro |
Problema e problematização no contexto da situação de estudo: pressupostos e implicações |
2012 |
Roloff, Franciani Becker |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores |
2012 |
Halmenschlager, Karine Raquiel |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA |
2012 |
Lindemann, Renata Hernandez |
Ensino de química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições a partir da perspectiva freireana de educação |
2012 |
Fernandes, Carolina dos Santos |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização |
2012 |
Gonçalves, Fábio Peres |
A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química |
2012 |
Amorim, Fabrícia |
Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz – Florianópolis, SC |
2012 |
Leal, Adriana Lopes |
Relações entre saneamento-química-meio ambiente na educação profissional e tecnológica numa perspectiva crítico-transformadora |
2011 |
Drews, Franciele |
Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica |
2007 |
Lambach, Marcelo |
Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento – um olhar a partir de Fleck |
2006 |
Aires, Joanez Aparecida |
História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942) |
2005 |
Coelho, Juliana Cardoso |
A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma, SC |
2005 |
Gonçalves, Fábio Peres |
O texto de experimentação na educação em química: discursos pedagógicos e epistemológicos |
Teses e Dissertações orientadas por Fábio Peres Gonçalves
Ano |
Autor |
Título |
2022 |
Biagini, Beatriz |
Mulheres, prisões e guerra às drogas: desafios para uma educação libertadora em ciências da natureza |
2020 |
Silveira, Renata Aragão da |
As interações entre cego e videntes em atividades experimentais de química e relações com as compreensões discentes sobre a cegueira |
2020 |
Guaita, Renata Isabelle |
Atividades experimentais articuladas a tecnologias digitais de informação e comunicação na análise de uma proposta formativa para professores de química |
2018 |
Voos, Ivani Cristina |
O ensino de ciências da natureza para estudantes cegos e baixa visão no desenvolvimento profissional de docentes da educação especial: por que não? |
2017 |
Oliveira, Daiane Quadros de |
Abordagem de interações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química na articulação com a literatura |
2016 |
Ribeiro, Simone dos Santos |
Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências |
2015 |
Biagini, Beatriz |
Atividades experimentais com crianças cegas e videntes em pequenos grupos |
2015 |
Guaita, Renata Isabelle |
As atividades experimentais mediadas por novas tecnologias da informação e comunicação em licenciaturas em ciências da natureza: situação-limite e inédito viável |
2013 |
Voos, Ivani Cristina |
O processo educativo em ciências da natureza para cegos em cursos de graduação em fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações sociais |
2013 |
Silva, Marily Dilamar da |
O ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental a estudantes com cegueira |
2012 |
Neves, Karine Oliveira das |
As Atividades experimentais e o ensino de ciências: limites e possibilidades da atuação do coordenador de laboratório de ciências |
Teses e Dissertações orientadas por Anelise Maria Regiani
Teses e Dissertações orientadas por Carolina dos Santos Fernandes