28º Encontro de Química da Região Sul, SBQ-Sul 2022

08/06/2022 19:28

Data limite para submissão de resumos: 14 de outubro de 2022

Site do evento: https://www.sbqsul2022.com.br/inscricoes

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi fundada em 1977 com a missão de divulgar a Química, suas relações e aplicações, objetivando o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A SBQ possui secretarias regionais que visam a divulgação e o atendimento mais próximo dos sócios nas regiões de atuação, bem como a promoção, isoladamente ou em conjunto com outras, de eventos regionais.

Dentro deste contexto as Secretarias da Região Sul (RS, SC e PR) organizam desde 1993 encontros regionais anuais onde são abordados aspectos nas diferentes áreas da Química envolvendo ensino, pesquisa e extensão. Estes encontros sempre foram muito importantes no âmbito regional tendo em vista a facilidade de deslocamento de pesquisadores e principalmente alunos, promovendo intercâmbio de ideias e experiências que muito enriquecem suas formações acadêmicas. Ponta Grossa foi sede deste encontro no ano de 2007 (com o tema Química e a Interdisciplinaridade), e era esperado recebê-lo novamente em 2021; por conta da pandemia, o cronograma precisou ser adiado em um ano.

O evento, organizado conjuntamente por docentes do Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa (UTFPR-PG) e do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro de 2022. A nova data coincide com a escolha de 2022 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, sendo esta razão para a escolha deste tópico como tema central do evento. Com este tema buscaremos discutir como a Química, bem como as demais ciências básicas diretamente em contato com ela, devem ser protagonistas no direcionamento de ações e políticas que visem o desenvolvimento sustentável.